terça-feira, 11 de maio de 2010

Steampunk - que danado é isso?

Deixei esse post como rascunho faz tempo, porque não sabia bem como dizer: isso é steampunk.
Falo tanto disso aqui e nunca defini. Esses dias reativei meu tumblr e consegui postar isso:


Oriundo do CyberPunk, considerado inicialmente um subgênero da ficção científica, o Steampunk se passa numa realidade alternativa. Você já deve ter parado para pensar algum dia da sua vida: “se [isso] tivesse acontecido, como seria hoje?!”, não?!
Então, imagine que a Era Vitoriana tivessse continuado, que o século XIX tivesse sido um completo sucesso e sua cultura tivesse perpetuado! Um mundo com tecnologia movida a vapor! Isso é puro Steampunk.

      

O termo surge por volta dos anos 1980, tendo grande repercussão, quando algumas obras litetárias são escritas ambientadas em épocas anteriores, seguindo paradigmas tecnológicos mais modernos que chegam antes do que julgávamos ter conhecimento.
A exemplo disso temos várias obras de Julio Verne, escritor frânces do século XIX, sendo considerado por muitos como um dos precursores da ficção científica. Assim como ele, temos outros renomados literatos, Mark Twain, Mary Shelley, H.G. Wells… todos escrevendo a respeito de uma tecnologia avançada para o século em que viviam.

      

Aqui você pode ter noção de mais obras steampunk.
No Brasil, o Steampunk cresce a passos largos. Em 2009 foi lançado pela Tarja o livro de contos Steampunk: Histórias de um Passado Extraordinário, agora em 2010 temos outra obra saindo que é O Baronato de Shoah. Além disso, o Conselho Steampunk está se mobilizando para que esse seja o Ano do Vapor

      

Interessados e entusiastas do gênero ainda contam com uma rede social exclusiva, o Steambook. Super simples para fazer parte dele, podendo conhecer pessoas de todo território nacional, manter blogs, etc.

Para os escritores amadores (ou não), ainda há outra rede na qual você pode publicar seus contos, livros, causos e afins. É o aoLimiar.

Um comentário:

Rafael disse...

Ouvi falar, me interessei, mas ainda não havia entendido o que era Steampunk. Principalmente com o lançamento dos Steampink, fiquei perdido.
Agora sei e preciso ler algo. *-*

Ótimo final de semana!

@rafaschiabel
http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/