segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Alice no País das Maravilhas, Lewis Carrol


Autor: Lewis Carrol
Editora: LP&M
Páginas:  176
Compre: LP&M

Nota: ★★★★★ 

Alice me acompanha há muito tempo, sempre fui apaixonada pelas animações da Disney, e com Alice não poderia ser diferente. Confesso que demorei muito para ler, em parte porque ainda procuro pela edição perfeita, com as ilustrações perfeitas, mas nada que um empréstimo amigo num resolva seus problemas.
Para quem julga o livro pela indicação da faixa etária vai ter uma grata surpresa com Alice, que nos mostra muito mais do que aparenta.

Uma coisa boa na LP&M é a acessibilidade aos livros com suas versões pocket, que me agradam bastante. E como fiquei feliz ao ver que tinha ilustrações ao longo do livro de Alice! Uma das minhas paixões por livros infantis (mais que infanto-juvenis) são as ilustrações, adoro! E não é por preguiça de ler, nem pra "comer páginas", é porque gosto de admirar boas ilustrações, mais ainda quando elas se parecem com as que imagino enquanto leio, ou me surpreendem para melhor. 

Alice precisava comer algo. Afinal ela tinha de crescer. Ao procurar na relva ao seu redor, a única coisa comestível que avistou foi um grande cogumelo da sua altura. Antes de devorá-lo, no entanto, ela encontrou sentada no topo dele uma grande lagarta azul que fumava tranquilamente seu cachimbo de narguilé. Quando os olhos das duas criaturas se encontraram, a lagarta quase que displicentemente perguntou a Alice quem era ela. Aí é que estava o problema, a garota já não tinha mais certeza sobre quem ela realmente era.

Sei há muito que Alice foi esmiuçada até dizer chega por várias teses, e parece que ela não pára de ter o que dizer, tamanho fascínio exerce ainda hoje (vejam quantos produtos não saíram com o tema dela depois do filme do Tim Burton, inclusive novas edições do livro).

Como muitos devem saber, Alice é uma garotinha que numa tarde quente e preguiçosa vê um coelho apressado, curiosa como bem é, corre atrás do coelho para ver porque razão havia tanta pressa quando cai num poço quase sem fim. Daí as esquisitices não param de acontecer e aparecer diante de Alice, que por incrível que pareça, encara tudo com muita naturalidade. Com a mesma naturalidade que a protagonista, foi minha reação durante a leitura, apesar de algumas vezes querer procurar um significado mais profundo pro que estava ali diante dos meus olhos, mas me controlei. De fato, muitos são os aprendizados que podemos tirar de Alice no País das Maravilhas, e a cada personagem novo com o qual ela interage isso fica evidente, seja as mudanças pelo crescimento, o questionamento sobre sua identidade, sua curiosidade aguçada, sua posição sobre o que é certo e errado... Ao fim da leitura da uma vontade de voltar para aquele mundo fantástico, e viver novas aventuras, conhecer mais criaturas, o que talvez aconteça com o Alice através do espelho (não sei, já que não li ainda).

Acredito que Alice é para todas as idades! Afinal, estamos todos em constante transformação.




Essa resenha faz parte do Desafio Literário, confira minha lista aqui.
Tema de Janeiro: Literatura Infanto Juvenil
Confira as outras resenhas no blog.


18 comentários:

Roberta Costa disse...

A Alice é a favorita do DL2011

Jacques disse...

Tive a sorte de ler a versão comentada de Alice (que reúne os dois livros)onde se explica que todos os personagens são baseados em pessoas reais.
Também são explicados os nomes do Chapeleiro Louco (os chapeleiros enlouqueciam porque aspiravam mercúrio e chumbo que era usado no tratamento das cartolas e chapéus) e dos demais personagens.
O filme do Tim Burton também ficou muito bom, e talvez ele tenha continuação.
Até mais.

bibs disse...

pretendo ler tal versão comentada, quando a gente pega uma história dessas e insere no contexto pra pensar como ela foi concebida é tão mágico!

espero que o filme tenha continuação, adoro o trabalho do Burton

=]

Vivi disse...

A característica essencial de um clássico é a capacidade de se atualizar e alcançar públicos diversos. Boa escolha e bela participação!

Bjs

disse...

Em todos os posts que li até agora, afirmo: sou fã da obra.
Como você, gosto de admirar as ilustrações dos livros.
E tenho uma pequena coleção aqui em casa com diferentes versões da Alice de Lewis Caroll.
Parabéns pela resenha

Abs, Rê

bibs disse...

obrigada Vivi e Rê!

espero também ter uma coleção de Alice em breve ^^

** LÊ ** disse...

Ihiii.. acho que você vai gostar da outra 'continuação' da história!
:}

Boa resenha!
Parabéns!

Caroline Juliane Bonifácio disse...

Gosto BASTANTE de Alice... mais gosto mais daqueles meus livrinhos bobos da disney hehe' Adorei o blog, a resenha ficou otima
Beijos
Carol {SobreUmLivro}

JLM disse...

oi bibs. tb escolhi e resenhei esse livro pro DL2011. digo q dependendo da tradução do livro vc pode gostar dele ainda mais. agora to lendo o através do espelho. 1 abraço.

Isis disse...

O que voce gostou nesse livro foi o que eu gostei na volta ao mundo pq o livro que eu li é ilustrado, e é muito bom ver o que vc só imagina...

Beijos

Obg pela visita.

Blog Felicidade nos livros

Luciana Mara disse...

Ei!
Achei sua resenha tão 'suave' que fiquei com vontade de ler Alice no país das maravilhas tb.
Eu tb adoro livros com ilustrações =)
Bjims

Daniela! disse...

Ótima escolha, ótima resenha.

Cada dia me convenço que estou adiando um momento maravilhosos com a leitura de Alice...

Kézia Lôbo disse...

Realmente esse foi o livro mais escolhido pro Dl, ta bombando hehe... Muito boa a resenha!

Amo meu maninho Cadu disse...

Como já foi comentado esse livro foi muito lido pro DL2011.

Mas como ele é um clássico é essa a explicação.

Adorei a resenha, e concordo com você sobre as ilustrações.

Bjs

Duuh

bibs disse...

obrigada pelos comentários gente
=D

Kelly Marques disse...

Oi Bibs!
Também sou apaixonada por Alice! Acho que você vai gostar desse livro: http://www.skoob.com.br/livro/34151
São as obras completas do Carroll e contem ilustrações bem legais.
Beijos!

Mach disse...

Eu gostava muito da historia da Alice, só que agora como tem muitos livros desse tema e várias versões diferentes da mesma historia, eu meio que fiquei cansada dela, mais sempre vai ser um clássico ne? :D

# Camila
Blog Cookies

Bunny disse...

Comprei uma edição muito linda do Alice. Pequena, capa dura roxa, com as ilustrações originais. E foi uma pechincha! 19,90!
Bjos