quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Literatura e Sociedade, de Antonio Candido


Autor: Antonio Candido
Editora: Publifolha
Páginas:  182

Nota: ★★★

Este é um livro diferente, é um livro teórico, mas quis resenhá-lo brevemente aqui para ficar como uma dica de leitura, acima de tudo. 

Antonio Cândido é acima de tudo, um intelectual. Formado em Ciências Sociais e interessado em literatura estrangeira e nacional, atua como crítico literário e professor acadêmico ao longo de sua carreira. 

Literatura e Sociologia é uma junção de vários ensaios que por lugar comum encontra as relações entre a literatura e a sociedade, especialmente a brasileira.
Dividido em duas partes, na primeira temos contato com uma discussão que ainda me parece atual, na qual se discutem os aspectos mais conceituais e teóricos da crítica literária, da relação autor-obra-público, levanta antigas crenças a respeito dessa tríade, e como a visão dentro da Sociologia e da própria crítica foram mudando ao longo dos anos.


Na segunda parte, a mais longa, encontramos vários ensaios que, amplamente, se referem à história da literatura brasileira. Com uma linguagem menos complexa para quem não está acostumado com esse tipo de leitura, vamos estabelecendo ao longo dos ensaios uma linha do tempo da literatura aqui, desde a formação dos escritores, até sua consolidação como tais, compreendendo a origem do que hoje temos disponível em nossas bibliotecas, sejam físicas ou virtuais.

Por que acreditei ser interessante não resenhar*, mas sim comentar sobre tal livro? Bom, aqui no Noob, assim como em outros blogs literários, gostamos de ler, refletir e compartilhar nossas impressões e opiniões sobre o que lemos, especialmente com os que ainda não tiveram a mesma oportunidade com títulos X, Y ou Z. Assim  como eu gosto de pesquisar, de saber a origem das coisas num geral, gostei bastante de ter conhecido Literatura e Sociedade, pois me deu um panorama da literatura brasileira, como começou, como se deu o processo, no que resultou, como reagiram os contemporâneos das mais diversas obras, e como isso foi se firmando até chegar ao que  conhecemos hoje. Claro que os ensaios são datados, e abrangem até a década de 1940/50, mas acredito ser indispensável para quem pensa em num futuro não tão distante se profissionalizar na crítica literária, ou mesmo entrar para os cursos de Letras ou Sociologia. 

Como um todo, este livro é uma ótima introdução ao tema que apresenta em seu título. Aos interessados vale a pena conferir.



* Tenho anotações de todos os ensaios, e até pensei em lançá-los aqui, mas ficaria grande e muito denso, preferindo então fazer alguns comentários a respeito do todo.
Dica: no google acadêmico é possível encontrar alguns artigos que tratem dessa obra, para os mais dedicados rs




Esta resenha faz parte do Desafio de Férias, hospedado pelo Garota It.

10 comentários:

Caroline Juliane Bonifácio disse...

Adorei a resenha ficou muito boa!!! Sorte no desafio de férias *-* ehehe'
Beijos
Carol {SobreUmLivro}

Nikelen disse...

Achei muito interessante, e acredito que o livro pode ser bem importante para minha nova pesquisa. Obrigada pela dica.

Eliza Grint disse...

Okay, vamos começar pelo fato de que eu surtei quando vi a sua resenha! Hahaha Será a minha resenha mais querida agora, porque nunca vi ninguém resenhar Antonio Candido.
Bom, eu li um outro livro do Candido para me ajudar em uma análise de Marília de Dirceu e eu o achei espetacular! A maneira que ele sabe explicar cada coisa passo a passo, sem atropelar informações é maravilhosa. Espero ter a oportunidade de ler Literatura e sociedade muito em breve! Pois, estudarei no mesmo lugar que o Candido deu aula um dia Hahaha

Adorei mesmo a resenha, um dia eu dou aloca no meu blog e também faço umas de livros teóricos, só porque leio muitos para o meu TCC Hahahaha

A Bookaholic World disse...

ACredito que esse seja o tipo de livro que não é para se ler em qualquer momento, em qualquer lugar, né?!
Confesso que não é minha preferência de leitura, mas se rolar de ler e eu tiver tempo, pq não?! :)

beeeijos
Jéssica

vanessa disse...

Apesar do livro não ser nada meu tipo UAHSUAHS gostei bastante da resenha, parabéns.
Beijos, Vanessa.
This Adorable Thing

Iris disse...

Eu tenho um problema danado com livros técnicos porque tenho de ler diversos pra faculdade e eu simplesmente acho um saco! haha
Te linkei no blogroll :D

Lu disse...

Nossa, não me vejo lendo um livro assim AHAHAHA Mas a resenha foi super boa... ahaha beijos

Luiza,
Express Coffee

Karine Marinho disse...

Estou me mantendo longe desses livros enquanto eu puder! Sem brincadeira. Prefiro fazer isso só quando muiiiito necessario :P
Beijos,K.
Girl Spoiled

Carol disse...

Ninguém nunca resenha livros clássicos, que legal vc fazer isso! :D

αmαndα ツ disse...

Bibs, indiquei você à um Meme literário que fiz. Se puder, você responde? http://migre.me/3RLfI
Beijo! (: